O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
|
2.3 – RELAÇÃO
Uma relação pode apresentar (ou não) as propriedades:·
(i) reflexiva, se a  a, caso contrário é anti-reflexiva.
A relação de igualdade é reflexiva, pois a = a.
A relação “maior do que” é anti-reflexiva, pois não é verdade que a > a.
(ii) simétrica, se a  b Þ b  a. A igualdade é simétrica e a relação maior do que é anti-simétrica.
( iii) transitiva, se a  b e b  c Þ a  c. AS relações de igualdade e maior do que são transitivas. Qualquer relação que apresente as três propriedades é chamada de relação de igualdade ou relação de equivalência. Uma relação que seja anti-reflexiva, anti-simétrica e transitiva é denominada relação de ordem. Uma relação de ordem permite organizar os elementos do conjunto. Já, na relação de equivalência, é possível agrupar elementos que sejam equivalentes, e, assim, dividir um conjunto em subconjuntos onde cada subconjunto forma uma classe de equivalência. Tomemos, por exemplo, a relação a  b no conjunto dos números naturais, onde  representa a relação "mesmo resto da divisão por 5". Temos: 21  46 pois ambos deixam resto 1 na divisão por cinco. Esta relação permite dividir o conjunto dos números naturais se em 5 classes de equivalência, que podem ser designadas por 0, 1, 2, 3 e 4 (restos possíveis na divisão por 5). Assim, classes de equivalências serão: 0 = {0, 5, 10, 15, 20, 25 ...}; 1 = {1, 6, 11, 16, 21, 26, ...}; 2 = {2, 7, 12, 17, 22, ...}; 3 = {3, 8, 13, 18, 23, ...} e 4 = {4, 9, 14, 19, 24, 29, ...}. Se dois elementos a e b pertencem a uma mesma classe, costuma-se indicar a º b que se lê “a é côngruo com b”. Isto significa que, qualquer elemento de uma classe pode substituir ou representar os demais. Vejamos uma adição: 137 + 214 º 2 + 4 = 6 º 1. (ou seja, ao dividir 137 + 214 por 5 o resto é 1). Note que operamos com 2 e 4 pois os mesmos pertencem às mesmas classes do 2 e do 4, respectivamente. Outra situação em que se aplica a relação de equivalência, encontramos na Trigonometria, onde sen 800º = sen (2*360º + 80º) = sen 80º. Dizemos que os ângulos de 800º e 80º são côngruos e escrevemos 800º
EXERCÍCIOS
1 - Verifique se as operações definidas abaixo são: associativas, comutativa, tem neutro, tem simétrico: a) a Ä b = ab + ba b) a Ä b = (a.b)1/2 2 - Sejam È e Ç as operações união e interseção de conjunto, definidas por [ x Î (A È B) ==> x Î A ou x Î B] e [ x Î (A ÇB) ==> x Î A e x Î B ]. Verifique as propriedades: associativa, comutativa, neutro e simétrico para estas duas operações. Verifique se È é distributiva em relação à Ç, isto é A È (B ÇC) = (A ÈB) Ç (A ÈC). Verifique se Ç é distributiva em relação à È, isto é A Ç (B È C) = (A ÇB) È (A ÇC). 3 - Você deve se lembrar dos conetivos lógicos, "e" , "ou", "se ... então" e "se e somente se". Verifique se as operações com sentenças usando estes conectivos apresentam as propriedades: associativa, comutativa, neutro e simétrico. Como exemplo, verifique se a v b = b v a (a "ou" b = b "ou" a), etc. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário