CONGRUÊNCIAS
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8.1 – INTRODUÇÃO
O estudo das congruências tem sua objetividade na resolução de equações diofantinas, bem como na verificação de algumas propriedades dos números inteiros.
Definição:- Sejam a e b dois inteiros e m um inteiro positivo. Dizemos que a e b são congruentes oucôngruos módulo m, se m | (a – b).
Indicamos a congruência de a e b módulo m por: a º b (mod.m)
São conseqüências da definição:
(1) a é côngruo com b, se os restos da divisão de a e b por m forem iguais. (lembre-se que 0 < r < m )
(2) a º b (mod.m) Û existe k inteiro, tal que a – b = km. Note que a equivalência implica na validade da propriedade nos dois sentidos. Assim, se a – b = km, k inteiro, então a º b.
Exemplos: 5 º 3 (mod.2) pois 2 | 5 – 3 ou o resto da divisão de 5 e 3 por 2 é 1;
-13 º 27 (mod.5) pois 5 | -12 – 27 ou resto da divisão de –12 e 27 por 5 é 2.
8.2 – PROPRIEDADES DAS CONGRUÊNCIAS
P1) a º a (mod.m) (reflexiva)
P2) Se a º b (mod.m) então b º a (mod.m) (simétrica) P4) Se a º b (mod.m) e se n | m, com n > 0, então a º b (mod.n) P6) Conseqüências da propriedade anterior: 2ª) se a + b º c (mod.m) então a º c – b (mod.m) 3ª) se a º b (mod.m) então ac º bc (mod.m) A recíproca não é verdadeira. Isto é se ac º bc (mod.m) não se pode garantir que a º c (mod.m), exceto quando mdc(c,m) = 1. Exemplo: 3x15 º 3x5 (mod.15) pois 45 – 14 = 30 e 15 | 30, mas 15 º 5 (mod.15).
4ª) se an º bn (mod.m) então a º b (mod.m)
P7) Se a º b (mod.m) então a º b – mk.
2 – Uma das aplicações mais antigas com relação às congruências é a prova dos 9 (também chamada noves fora) onde as parcelas são convertidas em inteiros côngruos. Faz-se o mesmo com a soma.
Assim, para verificar a possibilidade da exatidão da operação 423 + 112 + 313 + 237 = 1083, fazemos:
423 º 0 (mod.9), 112 º 4 (mod.9), 313 º 7 (mod.9), 237 º 3 (mod.9) e 1083 º 3 (mod.9). Somando as parcelas, 0 + 4 + 7 + 3 º 5 (mod.9). Como a soma 1083 é côngruo com 3 mod.9, a operação está errada.
É bom observar que o processo serve para verificar se há erro, mas não prova se a operação está certa.
3 – Ache o menor inteiro positivo que representa a soma 6 + 2 – 5 + 7 + 3 (mod. 7).
4 – Mostre que 1110 º 1 (mod.100)
Fazendo 1110 = (112)5 = 1215 º 215 = (21)2.(21)2.21 = 441 x 441 x 21 º 41 x 41 x 21 = 41 x 3 x 41 x 7 = 123 x 287 º 23 x 87 = 2001 º 1 (mod.100)
Observe que separamos potencias de 11 mais próximas de 100.
EXERCÍCIOS:
1. Indique por Verdadeiro ou falso
2. Ache o menor inteiro positivo e o maior inteiro negativo que represente a soma:
a) 5 + 3 + 2 + 1 + 8 (mod. 6)
b) 2 + 3 – 1 + 7 – 2 (mod. 4)
3. Se 1066 º 1776 (mod. m), quais são os possíveis valores de m?
4. Ache todos os inteiros x, tais que 0 < x < 15 e 3x º 6 (mod. 15)
5.- Dê todos os inteiros positivos menores que 100, côngruos a 8 mod. 13.
6 – Mostre que 41 divide 220 – 1. Sugestão prove que 220 º 1 (mod.41)
7 – Ache os restos da divisão de 250 e 4165 mod. 7.
8 – Mostre que 89 | 244 – 1 e que 97 | 248 – 1.
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