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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TEORIA DOS NÚMEROS - CONGRUÊNCIAS (1)



CONGRUÊNCIAS


8.1 – INTRODUÇÃO
         O estudo das congruências tem sua objetividade na resolução de equações diofantinas, bem como na verificação de algumas propriedades dos números inteiros.
         Definição:- Sejam a e b dois inteiros e m um inteiro positivo. Dizemos que a e b são congruentes oucôngruos módulo m, se m | (a – b).
         Indicamos a congruência de a e b módulo m por:  º b (mod.m)
São conseqüências da definição:
(1)  a  é côngruo com b, se os restos da divisão de a e b por m forem iguais. (lembre-se que 0 < r < m )
(2)  º b (mod.m) Û  existe k inteiro, tal que a – b = km. Note que a equivalência implica na validade da propriedade nos dois sentidos. Assim, se a – b = km, k inteiro, então a º b.
Exemplos:   5 º 3 (mod.2)  pois 2 | 5 – 3  ou o resto da divisão de 5 e 3 por 2 é 1;    
               -13 
º 27 (mod.5)   pois 5 | -12 – 27 ou resto da divisão de –12 e 27 por 5 é 2. 
No segundo exemplo, deve-se observar que  -13 = 5.(-3) + 2. Portanto o resto é 2.
8.2 – PROPRIEDADES DAS CONGRUÊNCIAS
P1) a º a (mod.m)  (reflexiva)      Temos a – a = 0 e m | 0.
P2) Se a 
º b (mod.m) então b º a (mod.m) (simétrica)      Se a º b (mod.m) então m | a – b è a – b = km è b – a = -km è b – a = (-k)m è m | b – a è b º a. P3) Se a º b (mod.m) e b º c (mod.m) então a º c (mod. m) (transitiva)      De a º b (mod. m) tiramos  a – b = km e de b º c (mod.m) tiramos b – c = k’m. Subtraindo a segunda igualdade da primeira, resulta (a – b) – (b – c) = km – k’m è a – c = (k – k’)m è a º c (mod.m)
 
P4) Se a 
º b (mod.m) e se n | m, com n > 0, então a º b (mod.n)       º b (mod.m) è a – b = km è a – b = k(k’n) pois n | m è a – b = (kk’)n è a º b (mod.n).  P5) Se a º b (mod.m) e se c º d (mod.m), então (I) a + c º b + d (mod.m) e (II) ac º bd (mod.m).       De a º b (mod.m) e c º d (mod.m) tiramos a – b = km è a = b + km  e  c = d + k’m. Somando as duas igualdades, tiramos: a + c = b +  d + km + k’m è a + c = b + d + (k + k’)m è a + c º b + d (mod.m). Multiplicando as duas igualdades, ac = bd + bk’m + kmd + kk’m2 è ac = bd + (bk’ + kd + kk’m)m è ac º bd (mod.m).

P6)
 Conseqüências da propriedade anterior: 
      1ª) se a 
º b (mod.m) então a + c º b + c (mod.m)
       2ª) se a + b 
º c (mod.m) então a º c – b (mod.m)

       
3ª) se a 
º b (mod.m) então ac º bc (mod.m) 
           
A recíproca não é verdadeira. Isto é se ac º bc (mod.m) não se pode garantir que a º c (mod.m), exceto quando  mdc(c,m) = 1.
Exemplo: 3x15 
º 3x5 (mod.15) pois 45 – 14 = 30 e 15 | 30, mas 15 º 5 (mod.15).
        4ª) se an º bn (mod.m) então a º b (mod.m)            A recíproca não é verdadeira como pode ser visto no exemplo: 43 º 23 (mod.8) pois 43 – 23 = 64 – 8 = 56 e 8 | 56. Mas 4 º 2 (mod.8) pois 4 – 2 = 2 e 8 não divide 2.
P7) Se a º b (mod.m) então a º b – mk.
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
1 – Indique por V ou F      a)     91 º 0 (mod. 7). A congruência é verdadeira pois 91 – 0 = 91 e 91 = 13.7  è 7 | 91. 
     b)     –2 
º 2 (mod.8). A congruência é falsa pois –2 – 2 = -4 e 8 não divide 4.
2 – Uma das aplicações mais antigas com relação às congruências é a prova dos 9 (também chamada noves fora) onde as parcelas são convertidas em inteiros côngruos. Faz-se o mesmo com a soma.
       Assim, para verificar a possibilidade da exatidão da operação   423 + 112 + 313 + 237 = 1083, fazemos:
       423 º 0 (mod.9), 112 º 4 (mod.9), 313 º 7 (mod.9), 237 º 3 (mod.9) e 1083 º 3 (mod.9). Somando as parcelas, 0 + 4 + 7 + 3 º 5 (mod.9). Como a soma 1083 é côngruo com 3 mod.9, a operação está errada.
      É bom observar que o processo serve para verificar se há erro, mas não prova se a operação está certa.
3 – Ache o menor inteiro positivo que representa a soma    6 + 2 – 5 + 7 + 3 (mod. 7). Temos: 6 + 2 = 8 º 1 (mod.7);   1 – 5 = -4 º -4 + 7 = 3;   3 + 3 º 6 (mod.7)
4 – Mostre que 1110 º 1 (mod.100)
     Fazendo 1110 = (112)5 = 1215 º 215 = (21)2.(21)2.21 = 441 x 441 x 21 º 41 x 41 x 21 = 41 x 3 x 41 x 7 =  123 x 287 º 23 x 87 = 2001 º 1 (mod.100)
Observe que separamos potencias de 11 mais próximas de 100.
EXERCÍCIOS:
1. Indique por Verdadeiro ou falso a) 17 º 9 (mod.2)     b) 42 º -8 (mod.10)      c) 1213 º  112 (mod.17)
2. Ache o menor inteiro positivo e o maior inteiro negativo que represente a soma:
a)     5 + 3 + 2 + 1 + 8 (mod. 6)
b)     2 + 3 – 1 + 7 – 2 (mod. 4)
3. Se 1066 º 1776 (mod. m), quais são os possíveis valores de m?
4. Ache todos os inteiros x, tais que 0 < x < 15 e 3x º 6 (mod. 15)
5.- Dê todos os inteiros positivos menores que 100, côngruos a 8  mod. 13.
6 – Mostre que 41 divide 220 – 1. Sugestão prove que 220 º 1 (mod.41)
7 – Ache os restos da divisão de 250 e 4165 mod. 7.
8 – Mostre que 89 | 244 – 1    e    que 97 | 248 – 1.

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