Esse blog é de caráter pessoal e destina-se aos alunos e companheiros interessados em Matemática.
Sendo a internet uma vasta rede de informações que se perde em quantidade de conteúdo, o que pretendemos é juntar todas essas informações em um local que meus alunos possam ter acesso de forma mais simples. Logo para construção desse blog o que estamos fazendo é garimpando na rede tudo que consideramos relevante e postando em um único lugar.

domingo, 8 de janeiro de 2012

O PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS - 01


O Princípio da Casa dos Pombos

O princípio da casa dos pombos afirma que se tivermos [;n;] casas para acomodar [;n+1;] pombos, então podemos afirmar que existe uma casa com [;2;] pombos. Este princípio matemático é devido ao matemático alemão Dirichlet que o relatou em [;1834;] e é também conhecido por princípio das gavetas.

Com este princípio tão simples é possível resolver vários exercícios curiosos. Vejamos alguns exemplos:

1) Se tivermos um grupo de [;13;] pessoas, então com certeza duas delas fazem aniversário no mesmo mês e se grupo aumentar para [;32;] pessoas, podemos afirmar também que existem no mínimo duas pessoas que fazem aniversário no mesmo dia.

Solução: Pelo princípio da casa dos pombos, se houvesse mais pessoas [;(13);] do que meses [;(12);] é certo que pelo menos duas pessoas terão nascido no mesmo mês e a explicação é análoga para o dia do mês.

2) Dado um cubo de lado [;2;], mostre que ao marcarmos [;9;]pontos em seu interior, a distância entre pelo menos dois deles é menor ou a [;\sqrt{3};].

Solução:
 Para cada par de faces opostas desse cubo, tomamos um plano paralelo a essas faces e que passa pelo centro do cubo. Serão[;3;] planos que dividirão esse cubo em [;8;] cubinhos de arestas [;1;].

Cada um desses cubinhos será uma casa dos pombos e como temos [;9;] pontos, então pelo menos [;2;] pontos estarão no interior ou na superfície um cubo de aresta [;1;]. Sendo a maior distância entre dois pontos quaisquer num desses cubinhos igual ao comprimento da diagonal do cubo, ou seja, [;\sqrt{3};], temos o resultado desejado.

3) Todos os pontos de um plano são pintados de azul ou vermelho. Prove que podemos encontrar dois pontos da mesma cor que distam exatamente [;10 \ cm;].

Solução: Basta imaginarmos um triângulo equilátero de lado igual a [;10 \ cm;]. Como são duas cores (casas) e três pontos (pombos). Pelo princípio da casa dos pombos teremos dois da mesma cor.
Embora este princípio parece simples, mas é através dele que pode demonstrar resultados possivelmente inesperados. Por exemplo, em qualquer grande cidade (digamos com mais de 1 milhão de habitantes) existem pessoas com o mesmo número de fios de cabelo.
Para finalizar, apresento a seguir outros problemas que podem ser resolvidos através do princípio da casa dos pombos, cuja solução é deixada como exercício.

1) Quantos estudantes devem ter em numa turma para garantir que pelo menos dois estudantes possuam a mesma nota no exame final, se a nota do exame varia de [;0;] a [;100;]?
2) Mostre que entre um grupo de [;5;] inteiros (não necessariamente consecutivos) existem dois com o mesmo resto quando divididos por [;4;].

3) Seja [;d;] um inteiro positivo. Mostre que entre qualquer grupo de [;d + 1;] inteiros (não necessariamente consecutivos) existem dois com exatamente o mesmo resto quando divididos por [;d;].


Referência Bibliográfica:1) Blog Cultura e Lazer
2) Oliveira, Anjolina Grisi de. Princípio da Casa dos Pombos. Centro de Informática, UFPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário