Esse blog é de caráter pessoal e destina-se aos alunos e companheiros interessados em Matemática.
Sendo a internet uma vasta rede de informações que se perde em quantidade de conteúdo, o que pretendemos é juntar todas essas informações em um local que meus alunos possam ter acesso de forma mais simples. Logo para construção desse blog o que estamos fazendo é garimpando na rede tudo que consideramos relevante e postando em um único lugar.

domingo, 8 de janeiro de 2012

ANTIDERIVADA - 2


A Antiderivada
     
No Cálculo I, foi estudada a derivada desde sua definição formal, até as regras de derivação. O foco era calcular a derivada de uma dada função. Agora vamos percorrer o caminho contrário: dada a derivada, encontrar a própria função.

Definição 2.1: Uma função F(x) é uma antiderivada ou primitiva de f(x) em (a,b) se F'(x)=f(x) para cada x(a,b). Lê-se "efezão de x é uma antiderivada de efezinho de x"

Exemplos:
F(x)=sinx é uma antiderivada de f(x)=cosx, pois ddxsinx=cosx.
F(x)=13x3 é uma antiderivada de f(x)=x2, pois ddx(13x3)=x2.
     Observe que F(x)=13x3+1F(x)=13x3-5 e F(x)=13x3+2 também são antiderivadas de f(x)=x2. Em geral, qualquer função F(x)=13x3+C, para qualquer constante C, é uma primitiva para f(x)=x2. Note que este fato é válido para quaisquer funções F(x) e f(x), ou seja, se F(x) é uma antiderivada def(x), então F(x)+C também é uma antiderivada de f(x). A grande questão é: há outras antiderivadas de f(x) além das obtidas pela soma de uma constante aF(x)? O próximo teorema responde essa questão.

Teorema 2.2: Se F(x) é uma antiderivada de f(x), então qualquer outra pode ser escrita como F(x)+C, para alguma constante C.



Demonstração do teorema 2.2.
Sejam F(x) e G(x) antiderivadas de f(x) e consideremos H(x)=G(x)-F(x). Então H'(x)=G'(x)-F'(x), mas G'(x)-F'(x)=f(x)-f(x), logo H'(x)=0. Pelo teorema do valor médio para derivadas, H(x) deve ser constante, digamos H(x)=C. Assim, da equação que define H(x), temos G(x)=F(x)+C.


Graficamente






As funções em azul diferem apenas por uma constante (constante de integração) . Note que as retas tangentes a essas funções em pontos de mesma abscissa são paralelas, ou seja, essas funções possuem a mesma derivada.


Este teorema é importante, pois, apesar da antiderivada não ser única, ela admite uma única forma, dependente apenas da constante C. Isto nos permite procurar a função original se conhecemos sua derivada, pois encontrando uma antiderivada, encontramos todas, bastando somar uma constante arbitrária C. O processo de encontrar todas as antiderivadas de uma função é denominado integração. Vamos introduzir uma notação para a integração, a fim de facilitar sua escrita.

A notação f(x)dF(x)+C significa que F'(xf(x). Lê-se "integral de éfe de x dê x".

Dizemos que F(x)+C é a integral indefinida de f(x).
     
Nomenclatura:
     
Note que podemos obter fórmulas de integração a partir de fórmulas de derivação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário