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quarta-feira, 13 de junho de 2012

O anel das classes de congruência

Sempre que se tem uma relação de equivalência \sim sobre um conjunto X é possível definir uma partição P de tal conjunto. Uma coleção P de subconjuntos de X é chamada de partição de X se todo elemento de X pertence a exatamente um elemento de P. Os elementos de P são disjuntos dois a dois, e sua união é o próprio conjunto X.
Para definir uma partição de \mathbb{Z}, usando a congruência módulo m, primeiramente define-se para cada inteiro a a classe de equivalência de a, segundo \sim, como:
[a]_m = \{ x \in \mathbb{Z}; x \equiv a \!\!\!\!\pmod{m}\}
Quando o inteiro m estiver subentendido, será utilizado apenas [a] para denotar [a]_m.
Nesses termos, o quociente de \mathbb{Z} pela relação \equiv \!\!\!\!\pmod{m} é a partição dada por:
\mathbb{Z}/_{\equiv \!\!\!\!\pmod{m}} = \{[a]_m; a \in \mathbb{Z}\}
Por simplicidade, denota-se \mathbb{Z}/_{\equiv \!\!\!\!\pmod{m}} simplesmente como \mathbb{Z}_m.
Uma das formas de visualizar essa partição de \mathbb{Z} é imaginar que sobre um barbante foram marcados todos os números inteiros, separando os números adjacentes sempre por uma mesma distância. Depois disso, para obter uma representação de \mathbb{Z}_m, enrola-se o barbante em torno de uma circunferência (infinitas vezes!), de modo que o zero ocupe a mesma posição que os inteiros \ldots, -2n, -n, n, 2n, 3n, \ldots. Você pode então pensar nos elementos de \mathbb{Z}_n como sendo os n pontos sobre a circunferência que se formou. Veja uma ilustração:
Representação dos inteiros módulo n sobre uma circunferência.
Deste modo, cada ponto da circunferência representa uma das classes de equivalência módulo n, ou seja, o conjunto dos números inteiros que ficaram sobrepostos naquele ponto da circunferência.
Mas o que há de interessante em particionar o conjunto dos números inteiros?
A grande utilidade de separar os números inteiros em várias classes de congruência é consequência da compatibilidade da congruência com as operações de adição e multiplicação: Sabendo-se que elas são compatíveis, é possível definir em cada \mathbb{Z}_m novas operações de adição e multiplicação. O procedimento é o seguinte:
Fixado um inteiro m, e dadas as classes [a], [b], define-se:
[a] + [b] = [a + b]
[a] \times [b] = [a \times b] (ou simplesmente [a] [b] = [a b] )
Em outras palavras, a soma (produto) das classes de congruência dos inteiros a, b é a classe de congruência de sua soma (produto).
É importante notar onde é utilizada a compatibilidade da congruência com as operações de \mathbb{Z}: Dadas duas classes de equivalência A=[a]=[a'] e B=[b]=[b'], tanto faz obter [A]+[B] como sendo [a+b],[a'+b],[a+b'] ou [a'+b']. Todas essas classes são idênticas!
Mais do que isso, ao definir essas operações, (\mathbb{Z}_m, +, \times) torna-se um anel com unidade, ou seja, são válidas as seguintes propriedades:
Além disso, tem-se um homomorfismo de anéis entre \mathbb{Z} = \{ 0, \pm 1, \pm 2, \pm 3, \ldots \} e \mathbb{Z}_m = \{ m\mathbb{Z} + 0, m\mathbb{Z} + 1,\ldots , m\mathbb{Z} + (m-1) \} :
\rho: \mathbb{Z} \rightarrow \mathbb{Z}_m
\rho(x) = [x] = [x \!\!\!\!\pmod{m}]

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