Esse blog é de caráter pessoal e destina-se aos alunos e companheiros interessados em Matemática.
Sendo a internet uma vasta rede de informações que se perde em quantidade de conteúdo, o que pretendemos é juntar todas essas informações em um local que meus alunos possam ter acesso de forma mais simples. Logo para construção desse blog o que estamos fazendo é garimpando na rede tudo que consideramos relevante e postando em um único lugar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Congruências

Definição

Definição
O inteiro x é dito congruente ao inteiro y módulo m, quando m|x-y. Neste caso, escreve-se x \equiv y \!\!\!\!\pmod{m}.
Com essa notação, tem-se para quaisquer inteiros x,y:
x^2 + y^2 \not \equiv 3\!\!\!\!\pmod{4}
pois
k \equiv 0\!\!\!\!\pmod{2} \Rightarrow k^2 \equiv 0\!\!\!\!\pmod{4}
e
k \equiv 1\!\!\!\!\pmod{2} \Rightarrow k^2 \equiv 1\!\!\!\!\pmod{4}
Como se pode ver na próxima tabela, onde são listadas todas as combinações possíveis para x^2, y^2 e x^2 + y^2 módulo 2, a soma de dois quadrados nunca é congruente a 3 módulo 4.
{}_{x^2}\!\!\diagdown\!\!^{y^2} 0 1
0 0 1
1 1 2
Em outras palavras, o simples cálculo feito acima mostra que ao somar dois quadrados perfeitos, o sucessor do resultado nunca é múltiplo de 4.
Nota
x \equiv y \!\!\!\!\pmod{m} \Leftrightarrow m|x-y \Leftrightarrow \exists k \in \mathbb{Z}, x-y=mk \Leftrightarrow \exists k \in \mathbb{Z}, x = y + mk
Sendo assim, a notação para congruências, introduzida por Gauss evita o uso de várias constantes (k, c, m, t, \ldots) que não são relevantes durante grande parte dos cálculos envolvendo divisibilidade. Atente para a semelhança (visual) entre as seguintes expressões:
x \equiv y \!\!\!\!\pmod{m}
x = y + mk

Nenhum comentário:

Postar um comentário